Todas as matérias anteriores

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Potiguar disputará Mundial de Parataekwondo em Londres


Christiane Neves garante vaga na delegação brasileira após seletiva nacional, realizada no Rio de Janeiro. Meta é estar em Tóquio 2020, primeira vez da modalidade no programa olímpico

Por GloboEsporte.com, Natal
Christiane Neves está de malas prontas para representar o Brasil no Mundial de Parataekwondo, que será realizado a partir do dia 19, em Londres. Depois de disputar e vencer a seletiva nacional, no Rio de Janeiro, a potiguar garantiu a vaga de titular na seleção brasileira na categoria até 58 kg da classe K44. A atleta conta que foi pega de surpresa com o convite para a seletiva e, segundo ela, teve pouco tempo para se preparar para a disputa. Mesmo assim, conseguiu desbancar as adversárias e garantir a ida ao Mundial.
- No começo eu fiquei muito nervosa, porque eu não sabia quem ia enfrentar, não conhecia as atletas, algumas apareceram agora. Mas eu sempre estive me preparando, treinei forte na semana anterior à seletiva, porque foi tudo muito rápido. Eu estava em um campeonato em Guamaré e ligaram avisando que a seletiva no Rio de Janeiro ia ser uma semana depois - revelou.
Christiane treina forte com um objetivo para o futuro: participar das Paralimpíadas de Tóquio, em 2020 - será a primeira vez que o taekwondo fará parte de uma edição dos Jogos. Para conseguir realizar este sonho, Christiane precisa estar no top-10 da categoria três meses antes da competição, segundo o critério de classificação - cada participação em torneios vale pontos, que são acumulados pelos atletas ao longo do ciclo e variam de acordo com a posição final no torneio.
- Todo atleta tem o sonho de participar de uma Paralimpíada e eu acho que estou no caminho certo, treinando forte, indo às competições para, se Deus quiser, chegar lá em 2020. Não é fácil, treino bastante, deixo de fazer várias coisas, de sair, ir a festas. Tem que se alimentar bem, mas é um sonho e só quem é atleta sabe como é - disse.

Antes de começar a treinar taekwondo, Christiane já teve contato com outras artes marciais - passou pelo judô e jiu-jitsu -, o que facilitou a adaptação ao esporte, que já pratica desde 2014. O responsável pelo sucesso é o professor Rogério Romário, que não tem dúvidas quanto ao talento da aluna e prevê desempenhos melhores ainda no futuro.
- Desde 2014 a gente já vem fazendo esse trabalho. Ela participa de competições convencionais, com pessoas que não têm deficiência, sente um pouco de dificuldade, porém tem esse treino mais intensivo, vamos dizer assim. E agora na seletiva para a seleção brasileira, ela se saiu muito bem e mostrou que está no caminho certo. A expectativa é de ouro (no Mundial), porque ela vem treinando forte, pesado e isso nos traz confiança também - comentou o técnico.
Ainda este ano, Christiane disputará a etapa do Mundial que é organizada pela Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes e acontecerá em dezembro, nos Emirados Árabes. Em 2018, a potiguar participará da seletiva para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de 2019, na cidade de Lima, no Peru.