Todas as matérias anteriores

domingo, 20 de março de 2022

Professores esperam que prefeito de Macaíba cumpra a Lei

Os professores de Macaíba encontram-se em ESTADO DE GREVE por tempo indeterminado. No início do ano letivo o prefeito se comprometeu em atualizar o salário dos professores de acordo com a lei, mas depois desistiu. Os educadores lembram que é urgente que o salário seja atualizado para que as aulas ocorram normalmente.

ENTENDA O QUE ESTÁ SENDO DISCUTIDO:

Piso Salarial Profissional Nacional – Lei nº 11.738, de 16/7/2008

O que é?

Em 16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei n° 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, regulamentando disposição constitucional (alínea ‘e’ do inciso III do caput do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).

1) Resolução define critérios de repasse de recursos do Fundeb para complementação do Piso Salarial Profissional Nacional.
A Resolução nº 7, de 26 de abril de 2012 do Ministério da Educação traz os novos critérios de complementação do Piso Salarial aprovados pela  Comissão Intergovernamental para Financiamento da Educação de Qualidade, composta por membros do MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Essa resolução trata do uso de parcela dos recursos da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para o pagamento integral do piso salarial dos profissionais da educação básica pública.
Confira a resolução de 07 de abril de 2012.

2) Decisão do STF sobre a validade da Lei do Piso
No dia 27/02/2013, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a Lei 11.738/2008, que regula o piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica, passou a ter validade a partir de 27 de abril de 2011, quando o STF reconheceu sua constitucionalidade. A decisão tem efeito erga omnes,   isto é, obriga a todos os entes federativos ao cumprimento da Lei.

Confira a lei sobre o Piso Nacional do Professor


De acordo com a Lei, a prefeitura é obrigada a pagar o aumento dos salários dos professores. Se o prefeito não tivesse o dinheiro suficiente para pagar não teria prometido.

A Lei explica que as prefeituras que precisarem de dinheiro para complementar o aumento devem solicitar ao governo federal.

Então o prefeito não deveria nem debater isto com os professores, deve ir buscar recursos e pagar logo o que a lei determina para que as aulas sejam normalizadas.