Todas as matérias anteriores

quinta-feira, 30 de março de 2017

Por que evitar a ostentação?

PARA conseguirem a admiração dos outros, alguns ostentam roupas de grife e outros itens chiques. Em certo país asiático, por exemplo, os “novos ricos amam produtos luxuosos — itens importados, como bolsas francesas e carros esportivos italianos. Mas o que eles mais amam é exibir [sua riqueza]”, diz um artigo do jornal The Washington Post.
É claro que não há nada de errado em aproveitar as coisas boas resultantes de seu trabalho. A Bíblia diz: “Que todo homem coma e deveras beba, e veja o que é bom por todo o seu trabalho árduo. É a dádiva de Deus.” (Eclesiastes 3:13) Mas é sábio ostentar, ou exibir, nossos bens? O que a Bíblia diz?
“O rico tem muitos amigos”
Quando alguém rico ou que finge ser rico ostenta seus bens, que tipo de amigos ele talvez atraia? A Bíblia nos dá uma dica neste sábio provérbio sobre a natureza humana: “O pobre é desprezado até pelo seu vizinho, mas o rico tem muitos amigos.” — Provérbios 14:20Bíblia na Linguagem de Hoje.
Isso dá a entender que os “muitos amigos” do rico na verdade não são amigos da pessoa em si, mas das riquezas dela. A suposta amizade e os falsos elogios deles são motivados por puro interesse. A Bíblia chama esse tipo de conversa de “fingimento para cobiça”, ou ganância. — 1 Tessalonicenses 2:5.
Então, pergunte-se: ‘Que tipo de amigos eu quero? Amigos que me amam pelo que tenho ou pelo que sou?’ A Bíblia mostra que nosso comportamento influencia no tipo de amigos que atraímos.
“A sabedoria está com os modestos”
Outro problema relacionado ao exibicionismo fica evidente no relato bíblico sobre o Rei Ezequias, que viveu na Jerusalém antiga. Certa vez, ele mostrou a pessoas influentes de Babilônia “tudo o que se achava nos seus tesouros”. Obviamente, sua grande riqueza impressionou os visitantes. Mas isso também deve ter estimulado a ganância deles. Depois que eles partiram, Isaías, profeta de Deus, disse corajosamente a Ezequias que um dia todo o seu tesouro ‘seria realmente levado a Babilônia. Não sobraria nada’. E isso aconteceu mesmo! Depois de anos, os babilônios voltaram e levaram todas as riquezas que pertenciam à família de Ezequias. — 2 Reis 20:12-17; 24:12, 13.
Hoje, as pessoas que ostentam sua riqueza também correm o risco de perdê-la — pelo menos parte dela. Um relatório sobre criminalidade e segurança no México diz: “Exibir ostensivamente riquezas atrai ladrões na Cidade do México. Usar joias e relógios caros e mostrar grandes quantidades de dinheiro chamam um tipo indesejável de atenção.” Fica claro que é muito melhor seguir o conselho da Bíblia de  não se orgulhar “das suas riquezas”. (Jeremias 9:23). “A sabedoria está com os modestos”, diz Provérbios 11:2.
Veja o que há de bom nos outros
Em vez de querer chamar atenção para si mesmo, alguém modesto e humilde se agrada das qualidades e pontos positivos dos outros. A Bíblia diz: “Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3PastoralGálatas 5:26 acrescenta: “Não fiquemos egotistas, atiçando competição entre uns e outros, invejando-nos uns aos outros.”
Você quer ter amigos que o amam pelo que você tem ou amigos que o amam pelo que você é?
De modo similar, pessoas que têm o conceito de Deus sabem que o altruísmo e o respeito mútuo são a base da verdadeira amizade e que essa amizade não termina quando o dinheiro acaba. Na verdade, ela fica mais forte com o tempo. “O verdadeiro companheiro está amando todo o tempo”, diz Provérbios 17:17. Acima de tudo, a pessoa sábia se esforça para agradar a Deus. Ela sabe que ele não fica impressionado com a aparência externa, mas se concentra na “pessoa secreta do coração” — o que somos por dentro. (1 Pedro 3:4) Por isso, esse tipo de pessoa se esforça bastante para desenvolver qualidades que caracterizam o que a Bíblia chama de “nova personalidade”. (Efésios 4:24) Algumas dessas qualidades são mencionadas em Miqueias 6:8: “O que é que Jeová pede de volta de ti senão que exerças a justiça, e ames a benignidade, e andes modestamente com o teu Deus?”
É verdade que o mundo de hoje não incentiva nem um pouco a modéstia. Mas isso não surpreende quem estuda a Bíblia. Como assim? Ao falar dos “últimos dias”, a Bíblia predisse que os humanos, no geral, seriam “avarentos, . . . vaidosos, . . . e cheios de orgulho”. (2 Timóteo 3:1-5BLH) Nesse contexto social, pessoas que ostentam seus bens se sentem bem à vontade. Mas Deus nos incentiva a ‘ficar longe dessa gente’, para que não nos tornemos como elas.


 EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA DO BLOG:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201211/ostentacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário